terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Animais do Bosque: Preguiça


Espécie da Ordem Xenarthra, a preguiça é “parente” do tamanduá e do tatu. Chama a atenção por seus movimento vagarosos, principalmente quando está no solo. Esse curioso mamífero de cabeça e olhos pequenos, pernas fortes e uma cauda pequena escondida entre os pêlos.


Suas reações, sua digestão e até sua respiração são lentas. seus movimentos são cadenciados. Quando está pendurada em um galho, pode passar muito tempo quase imóvel e dormir até 14 horas por dia.

A visão e a audição não são ponto forte da preguiça. Por isso, ela se orienta principalmente pelo olfato.

Cultiva hábitos noturnos e vive em pequenos bandos nas florestas tropicais úmidas das Guianas, na Venezuela e no Nordeste do Brasil.

Não há nenhuma pressa na vida da preguiça,pois este mamífero pode ficar muito tempo abraçado a um tronco e dormir até 14 horas por dia.

Seu comprimentos pode atingir 60 cm, os pés contam com três dedos,mas há outra espécie,chamada preguiça-real,que tem dois dedos nos pés; as garras são grandes e grossas.

Carrapatos, besouros e traças vivem em sua grossa pelagem que tem outra singularidade; a constituição dos pêlos favorece a fixação de algas verdes,o que lhe confere uma camuflagem extra em meio á folhagem das árvores.

Como herbívoro, sua dieta é composta exclusivamente de folhas verdes e brotos. A preguiça, porém, mostra-se bastante seletiva quanto á alimentação.As folhas devem ser preferencialmente novas e de determinadas espécies,como figueiras e embaúbas .

Outra curiosidade: ela não bebe água. O líquido é obtido do próprio alimento (água metabólica). Descem a cada 7 a 10 dias para defecarem no solo.

Crédito da Foto: Eleonore Skrepnek Tosin

(Texto extraído da apostila do grupo "Ecos do Bosque")