quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

NOTÍCIAS: Sorvete para aliviar o calor dos nossos amiginhos do Zoo

Bosque usa até sorvete para refrescar bichos

 
Crédito: Edu Fortes/ AAN
 
O calor excessivo — de mais de 34ºC — enfrentado nos últimos dias na região de Campinas tem mudado a rotina até dos animais. Sombra, água fresca, frutas tropicais e picolés dos mais variados sabores, dependendo da espécie, são algumas das opções encontradas pelos tratadores para refrescar as diversas espécies que vivem no Bosque dos Jequitibás.

De acordo com a zoóloga Eliana Ferraz, que cuida dos animais do local há 18 anos, temperaturas muito altas como as enfrentadas na Primavera e no Verão exigem uma atenção especial em relação à hidratação dos animais.

“Nessa época, mesmo com a arborização do bosque, que o mantém cerca de 5ºC mais fresco que outras regiões da cidade, é preciso possibilitar áreas sombreadas, água limpa para beber e, em alguns casos, como dos hipopótamos, água suficiente para eles nadarem, já que eles precisam disso para manter a hidratação”, explica.

Para os felinos, a zoóloga oferece picolés de sangue. “Congelamos água com sangue para atraí-los e refrescá-los”, conta. As lontras e as antas recebem picolés de beterraba. Para os macacos, picolés de frutas são sempre bem aceitos. Já para as aves, como as araras e as maritacas, puleiros na sombra e frutas tropicais e frescas, como melancias, são muito bem-vindas.

Assim como para os humanos, o calor exige uma alimentação mais leve, com menos gordura para a bicharada. “Assim como nos, os bichos também sentem menos necessidade de comer no calor, aceitando melhor as comidas mais leves”, diz. Até carnes precisam ser servidas com pouca gordura, diferente do Inverno, quando a alimentação precisa ser rica em gordura para manter o animal aquecido. A dieta é balanceada para cada espécie.
 
Matéria publicada originalmete em:
Crédito da matéria: Fabiana Marchezi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário