sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dia do Sol

 
 
Hoje é dia do Sol pessoal vocês sabem qual a importância dele para nós e para os vegetais?

O Sol, a estrela central do nosso sistema solar, é fundamental para todos os seres vivos, pois é fonte de calor e luz, sem a qual seria impossível a origem e manutenção da vida. É graças à sua energia que as plantas conseguem realizar a fotossíntese, processo que garante a vida das próprias plantas e de todos os animais, incluindo o homem. A energia do Sol é também responsável pelo movimento dos oceanos, pela formação dos ventos (aquecimento do ar) e pelo ciclo da água, responsável pelas chuvas que garantem o fornecimento de água na natureza.
É o calor do Sol que transporta a água do mar e da Terra para grandes altitudes, de onde volta, na forma de chuva e de neve, para os continentes. 
Além disso, o Sol ainda tem papel fundamental na nossa saúde. Para termos ossos e dentes em bom estado, necessitamos da vitamina D, que atua no metabolismo do cálcio e do fósforo, prevenindo o raquitismo. Essa vitamina não é encontrada pronta na maioria dos alimentos. Geralmente, eles contêm um precursor que se transforma na vitamina quando expostos aos raios do Sol. Uma deficiência de vitamina D causa problemas nos dentes, torna os ossos fracos e contribui para os sintomas da artrite. Também pode causar raquitismo (doença que impede a calcificação normal dos ossos).

Dependendo da época do ano a intensidade da luz solar pode variar. No outono e no inverno, temos a luz solar por menos tempo por que os dias são mais curtos. Na primavera e no verão, Temos a luz solar por mais tempo pois os dias são mais longos.
A estação da primavera é a época do ano na qual a quantidade e a intensidade da luz solar são bem maiores e, por ser bem maior como consequência, a temperatura aumenta. Essa temperatura faz com que várias espécies de plantas florescem deixando-as mais bonitas.  Quando florescem, elas realizam  as sementes e frutos. Com esses frutos, os seres vivos aproveitam e se reproduzem, pois, vai ter comida para todos. A estação da primavera é considerada a época da vida nova, do renascimento.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário