quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Animais do Bosque: Mocho-Orelhudo (Asio clamator)

A partir de agora falaremos um pouco mais sobre os animais do zoológico, localizado no espaço do bosque; começando esta seção com uma das mais belas aves: a coruja Mocho Orelhudo.


Nomes populares: Coruja – orelhuda
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes Família: Strigidae
Gênero: Asio
Espécie: (Asio clamator)

 
As corujas sempre simbolizaram o conhecimento e a sabedoria; eram conhecidas como a ave símbolo da deusa grega da sabedoria “Athena”. Para algumas culturas, as corujas simbolizam o mal, o poder demoníaco, a bruxaria ou uma ligação com a morte e por isso eram temidas, atacadas e cruelmente mortas pelo homem.
Na verdade as corujas servem como indicadores das condições de seu habitat, uma vez que se alimentam de pragas urbanas, como ratos, insetos e, dependendo da espécie, até de aves como pombos e pardais.
Possuem olhos relativamente grandes, porém quase imóveis, resultando num campo de visão limitado, sendo compensado pela capacidade que possuem de girar a cabeça a 270º.
O mocho-orelhudo é considerado uma das corujas com audição mais desenvolvida. Tem hábitos noturnos, ficando camuflada nas árvores durante o dia.



Essa espécie alimenta-se de pequenos vertebrados como roedores (ratos e camundongos), morcegos, marsupiais, lagartos e anfíbios.
O casal faz seu ninho no solo, chocando seus ovos no capim. Se reproduzem apenas uma vez por ano, com dois a quatro ovos por ninhada. A fêmea permanece no ninho chocando os ovos por aproximadamente 33 dias, sobrevivendo, na maioria das vezes, apenas um filhote.
Essa espécie é encontrada da Venezuela, Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e em todo o Brasil com exceção da floresta Amazônica; habitam paisagens abertas com arvoredos, florestas, cerrados, caatingas e áreas urbanas arborizadas. O adulto tem entre 35-40 cm, pesa entre 320- 550 gramas. A longevidade em cativeiro desta espécie é de aproximadamente 15 anos.

Quem quiser visitar o Mocho-Orelhudo é só se dirigir ao bosque dos jequitibás, mais precisamente até o Lago. O recinto do Mocho-Orelhudo está no corredor atrás do lago, onde se localizava o antigo recinto dos tucanos.

Um comentário: