terça-feira, 24 de novembro de 2009

Animais do Bosque: Arara-Canindé (Ara araruna)


Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Nome científico: Ara ararauna

Nome vulgar: Arara-Canindé
Categoria: Ameaçada

Um dos representantes mais conhecidos dos psitacídeos brasileiros é a arara Canindé. Possui o bico preto e uma plumagem caracterizada principalmente pelo azul de suas asas e pelo amarelo de seu ventre. Pode medir até 80 cm de comprimento e pesar quase 1kg. Esta espécie é encontrada desde a América Central até o sudeste do Brasil, Bolívia e Paraguai habitando beiras de mata e várzeas de palmeiras.

Normalmente são observadas voando aos pares ou até mesmo num grupo com três indivíduos, podendo este último ser um filhote. Dormem em bandos com até 30 indivíduos e fazem grandes deslocamentos diários desde a área de alimentação até a área de descanso.

Na época reprodutiva formam casais que permanecem fiéis por toda vida (animais monogâmicos). Fazem a postura dos ovos nos meses de agosto e janeiro, colocando em média 2 ovos com período de incubação de aproximadamente 28-30 dias. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento em seus bicos.

Nidificam em buracos de troncos ocos de árvores, preferindo os ninhos bem profundos para proteger os ovos e filhotes da ameaça de possíveis predadores, como o tucano e primatas de médio porte. Quando os pais encontram um ninho potencial, eles afofam o fundo do mesmo com a madeira triturada, que raspam das laterais da árvore, facilitando a secagem do fundo que ficará repleto de fezes dos filhotes. Os ovos postos são chocados principalmente pela fêmea que é visitada e alimentada pelo macho.


Os psitacídeos são um dos grupos que mais sofrem com o tráfico de fauna silvestre, pois sua grande diversidade de cores e capacidade de imitar a voz humana desperta o interesse das pessoas no mundo todo, movimentando milhões de dólares por ano. Quando esses animais são caçados para a venda, as árvores que possuem ninhos costumam ser derrubadas. Isso prejudica a reprodução de diversas espécies de aves que utilizam o mesmo ninho em épocas reprodutivas diferentes. Além da caça para a comercialização, sofrem com a contínua destruição do habitat.

Crédito da Foto: Rogério Capela - Rede Anhanguera de Comunicação

(Texto extraído da Apostila do Grupo "Ecos do Bosque")

Nenhum comentário:

Postar um comentário