sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Animais do Bosque: Onça Pintada e Onça Preta(Panthera onca)


A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas; seu corpo é robusto e musculoso, seu tamanho varia entre 1.12 – 1.85 m (cabeça e corpo) e altura entre 45 – 75 cm, a cauda tem cerca de 57,5cm e o peso varia entre 60 – 90kg.

 A onça- pintada possui uma coloração que vai do amarelo bem claro a amarelo acastanhado, seu corpo é revestido por pintas negras que podem formar rosetas grandes, médias ou pequenas. Sua distribuição geográfica atual vai desde as planícies costeiras do México até o norte da Argentina. Habita áreas de vegetação densa com abundância de água e alimentação; áreas tropicais e subtropicais, cerrado, caatinga e pantanal.

São animais de hábitos solitários e terrestres; marcam o território com urina onde vivem comunicando-se através de sinais olfativos com grande freqüência para demarcar território. Sua atividade pode ser tanto diurna quanto noturna; são grandes saltadoras e nadadoras atravessando rios com 1 km de largura. A dieta da onça-pintada consiste de uma grande variedade de mamíferos de médio a grande porte, aves e répteis. 

A gestação de uma onça dura 90 - 110 dias podendo nascer de 1- 4 filhotes, estes nascem com os olhos fechados que se abrem por volta do 13º e alcançam a maturidade sexual entre 2 - 4 anos. A onça tem perdido território por causa da modificação de seu habitat (desmatamento), pela caça indiscriminada por conta de “alguns” pecuaristas que preferem mandar abater os animais ao invés de procurarem soluções alternativas. 

Crédito da foto número 2: Giselda Person

Texto extraído da apostila do grupo "Ecos do Bosque"

Nenhum comentário:

Postar um comentário