sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Animais do Bosque: Onça Pintada e Onça Preta(Panthera onca)


A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas; seu corpo é robusto e musculoso, seu tamanho varia entre 1.12 – 1.85 m (cabeça e corpo) e altura entre 45 – 75 cm, a cauda tem cerca de 57,5cm e o peso varia entre 60 – 90kg.

 A onça- pintada possui uma coloração que vai do amarelo bem claro a amarelo acastanhado, seu corpo é revestido por pintas negras que podem formar rosetas grandes, médias ou pequenas. Sua distribuição geográfica atual vai desde as planícies costeiras do México até o norte da Argentina. Habita áreas de vegetação densa com abundância de água e alimentação; áreas tropicais e subtropicais, cerrado, caatinga e pantanal.

São animais de hábitos solitários e terrestres; marcam o território com urina onde vivem comunicando-se através de sinais olfativos com grande freqüência para demarcar território. Sua atividade pode ser tanto diurna quanto noturna; são grandes saltadoras e nadadoras atravessando rios com 1 km de largura. A dieta da onça-pintada consiste de uma grande variedade de mamíferos de médio a grande porte, aves e répteis. 

A gestação de uma onça dura 90 - 110 dias podendo nascer de 1- 4 filhotes, estes nascem com os olhos fechados que se abrem por volta do 13º e alcançam a maturidade sexual entre 2 - 4 anos. A onça tem perdido território por causa da modificação de seu habitat (desmatamento), pela caça indiscriminada por conta de “alguns” pecuaristas que preferem mandar abater os animais ao invés de procurarem soluções alternativas. 

Crédito da foto número 2: Giselda Person

Texto extraído da apostila do grupo "Ecos do Bosque"

Animais do Bosque: Suçuarana (Puma concolor)





Habitat: florestas tropicais e subtropicais, cerrado, pantanal, montanhas e desertos (nos E.U.A ).
Comprimento: até 1 metro; cauda longa até 61 cm.

Altura: até 63 cm.
Peso: até 80 kg.
Alimentação: desde pequenos roedores até mamíferos de grande porte (capivaras, veados, catetos, aves e répteis).
Hábitos: solitário, noturno.
Período de vida: mais de 20 anos em cativeiro.

A suçuarana é um animal de grande porte, com corpo longo, mas mais esbelto do que onça-pintada. As patas são grandes, os membros são musculosos, e a cauda é longa, chegando a um terço do comprimento total do animal. De hábitos solitários prefere viver em locais de difícil acesso. Apesar de ser considerada um grande felino, a suçuarana não faz parte do gênero Panthera, mas compõe o gênero Puma, pois, em vez de esturrar, sua vocalização é próxima a um miado. Isto ocorre, pois, assim como os pequenos felinos, possui o osso hióide não elástico e precisa de grandes pregas vocais.

Este felino vive nas Américas, do Canadá ao extremo da América do Sul. É o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. A suçuarana, também chamada de onça-parda, puma e leão-da-montanha.



A coloração do adulto é uniforme, variando do marrom-acinzentado claro ao marrom-avermelhado. Já os filhotes apresentam a pelagem toda cheia de manchas, assim como veados e antas durante os primeiros meses de vida. Esta característica facilita a camuflagem dos filhotes, protegendo-os contra predadores.



A suçuarana preda desde grandes presas (capivaras, veados, catetos, aves) até pequenos roedores (pacas, cutias, tatus) e répteis. Dentre os felinos é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão, de alturas de até 15 metros. Pode também dar saltos de até 6 metros de extensão, o que facilita sua caça. Suas garras são muito longas. Uma vez morto o animal, a suçuarana cobre a carcaça e volta para se alimentar dela de tempos em tempos. Ela não come animais que não tenha matado.

Devido à destruição de seu habitat natural, as suçuaranas se vêem obrigadas a invadir áreas rurais, e até mesmo áreas urbanas, em busca de suas presas. Ao atacar gado doméstico, ela provoca a ira de pecuaristas, que a caçam, levando esta espécie ao risco de extinção. Outro fator que concorre para seu extermínio é o isolamento de grupos populacionais destes felinos. Além disso, diversos são os relatos de animais atropelados em rodovias, vítimas dos caçadores.

Crédito da foto (número 2): Rogério Capela - Rede Anhanguera de Comunicação

(Texto extraído da apostila do grupo "Ecos do Bosque")

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Animais do Bosque: Arara-Canindé (Ara araruna)


Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Nome científico: Ara ararauna

Nome vulgar: Arara-Canindé
Categoria: Ameaçada

Um dos representantes mais conhecidos dos psitacídeos brasileiros é a arara Canindé. Possui o bico preto e uma plumagem caracterizada principalmente pelo azul de suas asas e pelo amarelo de seu ventre. Pode medir até 80 cm de comprimento e pesar quase 1kg. Esta espécie é encontrada desde a América Central até o sudeste do Brasil, Bolívia e Paraguai habitando beiras de mata e várzeas de palmeiras.

Normalmente são observadas voando aos pares ou até mesmo num grupo com três indivíduos, podendo este último ser um filhote. Dormem em bandos com até 30 indivíduos e fazem grandes deslocamentos diários desde a área de alimentação até a área de descanso.

Na época reprodutiva formam casais que permanecem fiéis por toda vida (animais monogâmicos). Fazem a postura dos ovos nos meses de agosto e janeiro, colocando em média 2 ovos com período de incubação de aproximadamente 28-30 dias. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento em seus bicos.

Nidificam em buracos de troncos ocos de árvores, preferindo os ninhos bem profundos para proteger os ovos e filhotes da ameaça de possíveis predadores, como o tucano e primatas de médio porte. Quando os pais encontram um ninho potencial, eles afofam o fundo do mesmo com a madeira triturada, que raspam das laterais da árvore, facilitando a secagem do fundo que ficará repleto de fezes dos filhotes. Os ovos postos são chocados principalmente pela fêmea que é visitada e alimentada pelo macho.


Os psitacídeos são um dos grupos que mais sofrem com o tráfico de fauna silvestre, pois sua grande diversidade de cores e capacidade de imitar a voz humana desperta o interesse das pessoas no mundo todo, movimentando milhões de dólares por ano. Quando esses animais são caçados para a venda, as árvores que possuem ninhos costumam ser derrubadas. Isso prejudica a reprodução de diversas espécies de aves que utilizam o mesmo ninho em épocas reprodutivas diferentes. Além da caça para a comercialização, sofrem com a contínua destruição do habitat.

Crédito da Foto: Rogério Capela - Rede Anhanguera de Comunicação

(Texto extraído da Apostila do Grupo "Ecos do Bosque")