quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ações Sustentáveis

A educação ambiental é um instrumento de capacitação e sensibilização para a temática ambiental. As atividades aqui propostas utilizam-se de elementos pedagógicos lúdicos e criativos, que provocam uma leitura da realidade sócio-ambiental.

A partir da nossa experiência, constatamos que as crianças não só desejam, como estão ansiosas para fazer a sua parte. Mas precisam de informação, encorajamento e, o mais importante, da consciência de que têm o poder para influir nas coisas.
Devemos falar e mostrar às crianças que elas podem fazer coisas maravilhosas pela Terra. Elas precisam experimentar o sentimento de satisfação que acompanha a realização de algo certo e bom. Esta é a nossa responsabilidade, pais e professores.




 

 Oficina Reciclobicho Ecoférias 2012, Bosque dos Jequitibas, as crianças aprendendo a fazer aminais com materiais recicláveis.
            Sugerimos a seguir uma lista de ações que poderão ser aplicadas nas escolas e que auxiliarão no desenvolvimento de atitudes ecologicamente corretas. A idéia é contribuir na formação de uma consciência ambiental crítica, gerando uma mudança de comportamento e de atitude:


1. Implantação de coleta seletiva de lixo na escola, no condomínio, bairro, etc;

A reciclagem é um processo que começa em casa, mas continua fora dela e depende de muitos agentes. O consumidor só participa do primeiro passo da reciclagem, que é a separação do lixo, mas se ele não der esse passo, dificultará todo o resto da tarefa. A forma mais simples de fazer essa separação é isolar o lixo seco do molhado.

O lixo seco consiste sobretudo em embalagens, papéis, revistas e jornais. O lixo úmido ou orgânico é basicamente composto pelos restos de alimentos e folhas.

Um detalhe muito importante é a contaminação dos materiais envolvidos. Um material reciclável (uma embalagem de plástico, por exemplo), em contato com contaminantes (óleos, graxas, colantes, solventes etc.) deixa de ser reciclável (não vale a pena pela dificuldade de remoção dos contaminantes). Portanto a correta separação dos materiais é vital para que a cadeia de reciclagem seja bem sucedida.

2. Implantação de Oficina de Reciclagem artesanal com material de sucata;

Com materiais recicláveis e um bom tema na cabeça pode-se realizar atividades lúdicas e ao mesmo tempo incentivar as crianças a importância do tema sugerido (como a preservação do labo-guará nesse semestre) e como o lixo para nós pode se tornar um material com outros valores agregados.

3. Práticas de camping;

Além de diminuir o custo de uma viagem, o ato de preparar o alimento, estruturar o lugar de abrigo, a interação com outros campistas e a proximidade da natureza incentivam o senso social, a valorização de tudo que é feito e o respeito à mãe terra nas crianças.

4. Montagem de minhocários, terráreos e aquários para posterior cultivo de hortas e plantas medicinais;

Uma prática muito simples de ser realizada é a montagem de um minhocário ou composteira em casa com a finalidade de reciclar a matéria orgânica produzida numa residência. Além de reduzir o volume do lixo enviado aos aterros públicos no final do processo obtem-se um composto de ótima qualidade que pode ser utilizado em casa no cultivo de plantas como temperos e plantas medicinais.

5. Elaboração de cartilhas e murais ecológicos;

Durante todo o ano letivo aqui no Bosque dos Jequitibás foram confeccionados murais e cartilhas educativas para dar enfoque as visitas das escolas ao bosque. Com temas variados como tráfico de animais silvestres, cuidados parentais, relacionamento afetivo entre os animais, degradação do meio ambiente e suas consequências.

6. Leve sua própria sacola ao fazer compras;

Se puder, leve sua própria sacola ao fazer as compras. Assim você deixará de usar (e, posteriormente, descartar) vários sacos plásticos. Se não for possível, procure encher bem os saquinhos para reduzir a quantidade deles que você leva para casa e que irão parar no lixo.

Este tipo de saco, que, em São Paulo, por exemplo, corresponde a 40% das embalagens jogadas no lixo, demora 450 anos para se decompor e ocupa de 15% a 20% do volume de um lixão, embora corresponda a apenas de 4% a 7% de sua massa.


7. Compre produtos ambientalmente corretos;

Dê preferência a produtos concebidos nas bases do eco-design, que considera os impactos ambientais em todos os estágios do desenvolvimento do produto, como planejamento, produção, embalagem, distribuição, descarte etc.

Evite comprar produtos de materiais descartáveis, que, embora práticos, geram lixo desnecessário. Prefira produtos duráveis e resistentes ou que permitam o aumento da vida útil por meio de recargas e refis, como, por exemplo, cartuchos de impressão, pilhas e baterias recarregáveis. Reutilizar é muito importante.

Prestigie também os produtos feitos com material reciclado. Apoiar empresas que investem em reciclagem é uma atitude de consumo consciente.

8. Use a vassoura, e não a mangueira, para varrer a calçada;

Sabe aquele velho hábito que muita gente ainda mantém: varrer a calçada com água e não com a vassoura? Pois é, se esse é o seu caso, que tal fazer uma conta rápida:

Cada vez que a mangueira fica ligada por 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Isto significa que, se você lavar a calçada uma vez por semana, mais de 14 mil litros de água vão para o bueiro da rua - por ano. Em 20 anos, esse gasto sobe para mais de 290 mil litros. Quantidade suficiente para suprir as necessidades diárias de água - para beber - de cento e quarenta e cinco mil pessoas.

Só lembrando: o desperdício de água não impacta apenas o seu bolso. Quanto mais água tratada for para o ralo, mais o governo terá que investir em novas estações de tratamento. Um dinheiro que, convenhamos, seria melhor empregado em educação e saúde.

E olha, para manter a calçada limpa, é suficiente varrê-la. Se for o caso dá para combinar a técnica do pano umedecido com um enxágue rápido. E aqui é possível usar um balde com água já utilizada na lavagem de roupa, por exemplo.

9. Não deixe uma torneira pingando;

Esquecer uma torneira pingando ou adiar o conserto de um pinga-pinga são atitudes comuns. No entanto, uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar em um dia 46 litros d´água. Em um ano, esse desperdício chega a 16.500 litros. Se 10.000 famílias evitassem deixar uma torneira da casa pingando, a água economizada em 1 ano poderia abastecer toda a população de São Luís, capital do Maranhão, durante 1 dia.

10. Exerça sua cidadania e cobre providências dos governantes;

Procure saber como as autoridades de sua cidade tratam o problema do lixo. Cobre delas atitudes firmes no sentido de dar um tratamento adequado aos resíduos, como, por exemplo, implementar e ampliar a coleta seletiva. Apóie políticos que apresentam propostas viáveis para solucionar o problema.

Colabore para não sujar sua cidade: não jogue lixo nas ruas e recuse qualquer tipo de folhetos de propaganda.

Colocando em prática essas pequenas dicas no dia-a-dia além de contribuir para uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas da cidade você estará dando ótimos exemplos a todas as crianças que imitam as atitudes dos adultos que admiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário