terça-feira, 2 de outubro de 2012

Animais do Bosque: Bugio

 Foto: Cláudio Timm


        

Esta espécie é endêmica da Mata Atlântica, podendo viver em áreas de florestas primárias, secundárias e em habitats altamente antropizados pelas atividades humanas, tais como fragmentos de poucos hectares.

           
Apresentam uma vasta barba e uma cauda preênsil. O dimorfismo sexual é evidenciado no tamanho do osso hióide (maior nos machos, esta estrutura fundamental que atua como um ressonador de sua vocalização característica “ronco”). Os machos são maiores e mais pesados (5-9kg) do que as fêmeas (3,8-7kg) e com pelagem ruivo avermelhada enquanto as fêmeas são de coloração castanho escuro.

A dieta é classificada como folívoro-frugívora, devido ao grande consumo de folhas e frutos, mas também  flores, caules, cascas e liquens.

Vivem em grupos sociais contendo geralmente, um máximo de quatro fêmeas adultas e um menor número de machos adultos, além de indivíduos jovens.  Indivíduos de ambos os sexos podem emigrar de seus grupos natais, o que ocorre quando eles aproximam-se da maturidade sexual, atingida entre 5 anos nos machos e 4 anos nas fêmeas.

Esta espécie é listada como “criticamente ameaçada” pela Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção do IBAMA e a lista vermelha da IUCN.

          No Bosque dos Jequitibás essa espécie vive livre nas árvores pois ela é nativa de sua mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário