quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Novo morador do Bosque !!!

O filhote de lontra Raí é o mais novo morador do nosso Bosque.

Eliana Ferraz, zoóloga do Bosque, com o filhote de Lontra Raí: cuidados especiais antes de exposição.
Foto Erica Dezonne
 Uma lontra passou a ser a mais nova moradora do Bosque dos Jequitibás, em Campinas. Raí, apelido que recebeu da zoóloga Eliana Ferraz, em homenagem ao ex-jogador do São Paulo, tem aproximadamente 70 dias e pesa 1,7 quilo. O animal foi encontrado em Monte Mor e encaminhado pelo Centro de Controle de Zoonoses da cidade ao zoológico do Bosque de Campinas há três semanas. A lontra está isolada, em quarentena, e, como trata-se de um filhote, recebe cuidados especiais. 

Raí pertence à espécie da Lontra longicaudis. A zoóloga acredita que ele tenha se perdido da mãe, enquanto ela saiu para caçar, ou tenha ficado órfã. 

"Alguém o encontrou e entregou para a Zoonose de Monte Mor. Como é um bicho muito delicado e pode adquirir doenças facilmente, não é recomendado que fique junto com outros animais”, afirmou. Por enquanto, Raí está dentro de um recinto onde recebe toda a atenção dos cuidadores.

O animal é aquático e passa 80% do tempo na água. Costuma sair apenas para caçar ou para dormir. Raí só deve ser visto pelo público após ganhar o tamanho de uma lontra adulta. Na última semana, ele ganhou 300 gramas e pesa 1,7kg. Ele deverá se juntar a Janjão, uma adulto de 10 anos, veterano do Bosque. 

"Peguei o Janjão ainda recém-nascido. Vamos tentar colocar os dois juntos, mas esse bicho não costuma viver em grupo. Eles são solitários. Se não for possível, vamos emprestar o Raí para o Zoo de Pedreira, onde tem um lago”, afirmou a zoóloga. “As lontras estão perdendo o seu habitat, os rios estão mais poluídos”, disse Eliana.
 
Materia publicada originalmente em :
Creditos da Materia: Inaê Miranda
inae.miranda@rac.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário