terça-feira, 25 de agosto de 2009

Histórico do Bosque dos Jequitibás

O Bosque dos Jequitibás é um parque público constituído por uma mata nativa (Floresta Residual do Planalto Paulista), sendo uma das principais áreas de lazer da cidade de Campinas. Possui uma área de 10 hectares, sendo uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade de Campinas recebendo anualmente aproximadamente mais de 1 milhão de pessoas por ano.








Um dos principais pontos turísticos de Campinas (SP), o Bosque dos Jequitibás foi aberto à visitação em 1888 quando seu proprietário, Francisco Bueno de Miranda resolveu transformar parte de sua propriedade em espaço público. Para estimular sua visitação, Francisco Bueno de Miranda construiu trilhos que ligavam a região central de Campinas até o parque. No entanto, essa iniciativa não foi bem sucedida, já que a Companhia Carril, responsável pela exploração dos serviços de bonde da época, logo desativou a linha por considerá-la deficitária. Diante das dificuldades em popularizar o Bosque dos Jequitibás como uma área de lazer, o proprietário propôs sua venda à prefeitura da cidade, onde o negócio foi concretizado em 1915. Após a compra do bosque, a prefeitura campineira executou algumas obras para sua melhoria, tais como o calçamento de vias de acesso e a inclusão de atrações como o zoológico, o museu do Bosque e um restaurante que oferecia matinês dançantes aos seus freqüentadores, nos finais de semana. Em sua trajetória centenária como área de lazer, o Bosque dos Jequitibás mereceu do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1970, o tombamento de seu zoológico; do CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) em 1993, o tombamento de todo o conjunto e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em 1995, o reconhecimento de seu zoológico.

15 comentários:

  1. isso é um patrimonio historico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que você é de Campinas deveria saber que é um dos principais patrimônios históricos da cidade.

      Excluir
  2. A Jaguatirica é visivelmente estressada, anda de um lado para o outro sem parar, vocês certamente sabem disso. Quando vão dar a ela um tratamento correto e atividades?
    Vamos observar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você entende por stress?
      Deveria ler mais a respeito dos hábitos de vida dos felinos para saber avaliar o que é gasto de energia e stress propriamente dito!

      Excluir
  3. Gostaria de saber para onde foram as peças históricas de um museu que havia no local, com cocares e outros objetos de índios da região, uniformes de pracinhas e muitas outras peças.
    Quem tem mais de 30 deve se lembrar...

    ResponderExcluir
  4. sinceramente o bosque já foi melhor
    agora só vemos o descaso da prefeitura com o local

    espero que isso mude afinal
    é umlugar que traz muitas lembraças boas
    para todos que o visitaram um dia.

    ResponderExcluir
  5. Este final de semana tive a oportunidade de levar meu pequeno primo de 4 anos para visitar o Bosque dos Jequitibas. Porém meu passeio foi triste e frustrante. Ingenuamente pensei que o Bosque continuava magnifico como era ha alguns anos atras. Este que outrora fora um belo lugar onde minha mãe costumava me levar para passear quando criança, onde haviam animais bem tratados e toda a infra-estrutura adequada para garantir o bem estar dos mesmos, hoje não existe mais. A decepção que tive foi enorme, apesar de presenciar os esforços dos tratadores e veterinarios, o descaso do poder publico é muito grande. Sugiro que se faça uma reavaliação do parque todo, existem animais que já não deveriam mais estar ali, jaulas antigas e espaços pequenos, o parque em si já não tem muito atrativos como antigamente e poucos se interessam em visitá-lo. Atualmente eu moro em Sorocaba, e tenho o orgulho em dizer que temos aqui um dos melhores zoologicos do país e aproveito para convidar a todos os que leem este post para conhece-lo e ver de perto como sao tratados os animais aqui, inclusive os senhores responsaveis pela gestão do parque, deveriam vir conhecer nosso Zoo para aprender como administrar e aplicar este conhecimento neste belo porem esquecido local, que é o Bosque dos Jequitibas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O zoológico de Sorocaba não é lá essas coisas não, há jaulas de animais horríveis como a das onças, leões e tigres, além de vários animais ficarem super mal alojados.

      Excluir
  6. Nossa, que pena, eu estou louca para ir no Bosque dos Jequitibas, que fui quando era criança também. Mas se está todo acabado não vale a pena viajar 2 horas para ver tudo destruído. :(

    ResponderExcluir
  7. amnha estaremos ai.excurçao de cabreuva....o bosque e lindo..galera do bus

    ResponderExcluir
  8. vamos ai no bosque familia toda de cabreuva uhuuuu

    ResponderExcluir
  9. Fiquei chocada ao ver o abandono do local... é uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Fui ao bosque nesse final de semana e me passou uma sensação de abandono, o leão no museu é o mesmo 20 anos atrás. O bicho ta feio, ta de brincadeira kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, vão taxidermizar um leão novo só porque aquele já está antigo e os visitantes são exigentes. Que bobagem. É natural que animais taxidermizados se deteriorem um pouco com o tempo e isso nao significa que precisam ser substituídos.

      Excluir