sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Animais do Bosque: Suçuarana (Puma concolor)





Habitat: florestas tropicais e subtropicais, cerrado, pantanal, montanhas e desertos (nos E.U.A ).
Comprimento: até 1 metro; cauda longa até 61 cm.

Altura: até 63 cm.
Peso: até 80 kg.
Alimentação: desde pequenos roedores até mamíferos de grande porte (capivaras, veados, catetos, aves e répteis).
Hábitos: solitário, noturno.
Período de vida: mais de 20 anos em cativeiro.

A suçuarana é um animal de grande porte, com corpo longo, mas mais esbelto do que onça-pintada. As patas são grandes, os membros são musculosos, e a cauda é longa, chegando a um terço do comprimento total do animal. De hábitos solitários prefere viver em locais de difícil acesso. Apesar de ser considerada um grande felino, a suçuarana não faz parte do gênero Panthera, mas compõe o gênero Puma, pois, em vez de esturrar, sua vocalização é próxima a um miado. Isto ocorre, pois, assim como os pequenos felinos, possui o osso hióide não elástico e precisa de grandes pregas vocais.

Este felino vive nas Américas, do Canadá ao extremo da América do Sul. É o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. A suçuarana, também chamada de onça-parda, puma e leão-da-montanha.



A coloração do adulto é uniforme, variando do marrom-acinzentado claro ao marrom-avermelhado. Já os filhotes apresentam a pelagem toda cheia de manchas, assim como veados e antas durante os primeiros meses de vida. Esta característica facilita a camuflagem dos filhotes, protegendo-os contra predadores.



A suçuarana preda desde grandes presas (capivaras, veados, catetos, aves) até pequenos roedores (pacas, cutias, tatus) e répteis. Dentre os felinos é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão, de alturas de até 15 metros. Pode também dar saltos de até 6 metros de extensão, o que facilita sua caça. Suas garras são muito longas. Uma vez morto o animal, a suçuarana cobre a carcaça e volta para se alimentar dela de tempos em tempos. Ela não come animais que não tenha matado.

Devido à destruição de seu habitat natural, as suçuaranas se vêem obrigadas a invadir áreas rurais, e até mesmo áreas urbanas, em busca de suas presas. Ao atacar gado doméstico, ela provoca a ira de pecuaristas, que a caçam, levando esta espécie ao risco de extinção. Outro fator que concorre para seu extermínio é o isolamento de grupos populacionais destes felinos. Além disso, diversos são os relatos de animais atropelados em rodovias, vítimas dos caçadores.

Crédito da foto (número 2): Rogério Capela - Rede Anhanguera de Comunicação

(Texto extraído da apostila do grupo "Ecos do Bosque")

3 comentários: