terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Animais do Bosque: Preguiça


Espécie da Ordem Xenarthra, a preguiça é “parente” do tamanduá e do tatu. Chama a atenção por seus movimento vagarosos, principalmente quando está no solo. Esse curioso mamífero de cabeça e olhos pequenos, pernas fortes e uma cauda pequena escondida entre os pêlos.


Suas reações, sua digestão e até sua respiração são lentas. seus movimentos são cadenciados. Quando está pendurada em um galho, pode passar muito tempo quase imóvel e dormir até 14 horas por dia.

A visão e a audição não são ponto forte da preguiça. Por isso, ela se orienta principalmente pelo olfato.

Cultiva hábitos noturnos e vive em pequenos bandos nas florestas tropicais úmidas das Guianas, na Venezuela e no Nordeste do Brasil.

Não há nenhuma pressa na vida da preguiça,pois este mamífero pode ficar muito tempo abraçado a um tronco e dormir até 14 horas por dia.

Seu comprimentos pode atingir 60 cm, os pés contam com três dedos,mas há outra espécie,chamada preguiça-real,que tem dois dedos nos pés; as garras são grandes e grossas.

Carrapatos, besouros e traças vivem em sua grossa pelagem que tem outra singularidade; a constituição dos pêlos favorece a fixação de algas verdes,o que lhe confere uma camuflagem extra em meio á folhagem das árvores.

Como herbívoro, sua dieta é composta exclusivamente de folhas verdes e brotos. A preguiça, porém, mostra-se bastante seletiva quanto á alimentação.As folhas devem ser preferencialmente novas e de determinadas espécies,como figueiras e embaúbas .

Outra curiosidade: ela não bebe água. O líquido é obtido do próprio alimento (água metabólica). Descem a cada 7 a 10 dias para defecarem no solo.

Crédito da Foto: Eleonore Skrepnek Tosin

(Texto extraído da apostila do grupo "Ecos do Bosque")

2 comentários:

  1. aquela priguisa é o bichinho mais fofuuu que eu ja vi !!!!

    ResponderExcluir
  2. Este final de semana tive a oportunidade de levar meu pequeno primo de 4 anos para visitar o Bosque dos Jequitibas. Porém meu passeio foi triste e frustrante. Ingenuamente pensei que o Bosque continuava magnifico como era ha alguns anos atras. Este que outrora fora um belo lugar onde minha mãe costumava me levar para passear quando criança, onde haviam animais bem tratados e toda a infra-estrutura adequada para garantir o bem estar dos mesmos, hoje não existe mais. A decepção que tive foi enorme, apesar de presenciar os esforços dos tratadores e veterinarios, o descaso do poder publico é muito grande. Sugiro que se faça uma reavaliação do parque todo, existem animais que já não deveriam mais estar ali, jaulas antigas e espaços pequenos, o parque em si já não tem muito atrativos como antigamente e poucos se interessam em visitá-lo. Atualmente eu moro em Sorocaba, e tenho o orgulho em dizer que temos aqui um dos melhores zoologicos do país e aproveito para convidar a todos os que leem este post para conhece-lo e ver de perto como sao tratados os animais aqui, inclusive os senhores responsaveis pela gestão do parque, deveriam vir conhecer nosso Zoo para aprender como administrar e aplicar este conhecimento neste belo porem esquecido local, que é o Bosque dos Jequitibas.

    ResponderExcluir