sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Animais do Bosque: Anta (Tapirus terrestris)

Distribuição geográfica: Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Suriname e Venezuela - ou seja, toda a América do Sul exceto Uruguai e Chile. No Brasil, ocorre na Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal.



Habitat: matas fechadas e altas, nas proximidades de grandes cursos d’água.

Comprimento: cerca de 2 metros (é o maior mamífero terrestre da fauna brasileira).

Altura: até 1 metro.

Peso: até 300 kg (as fêmeas são bem maiores do que os machos).


Alimentação: folhas, ramos, frutos de várias espécies e raízes, cascas de árvores.


Hábitos: noturnos; Espécie de hábitos aquáticos.


Gestação: 390 – 430 dias.


Filhotes: 1 ( raramente 2).


Uma lenda conta que, quando o mundo foi feito, a anta foi formada com partes tomadas de outros animais. Isto explicaria porque a anta tem a forma de um porco, pés de rinoceronte, cascos de boi e o focinho como uma pequena tromba de elefante. Em temperamento, porém, não é igual a nenhum desses animais. É um bicho pacífico, tímido, que se esconde durante o dia e sai a noite para comer. Somente a fêmea, bem maior que o macho, desafia qualquer um que tente atacar seu filhote.

A anta ou tapir, como também é chamada popularmente, é o maior mamífero terrestre da América do Sul, chegando a pesar 300 kg. No entanto, é muito menor que seus parentes da África e da Ásia. A anta tem três dedos nos pés traseiros e um adicional, bem menor, nos dianteiros. Possui uma tromba flexível, prêensil e com pêlos, funcionando como órgão olfativo e para perceber umidade. Além disso, a tromba funciona como instrumento para coleta de plantas que a anta come, servindo também como um tubo de respiração, quando este grande mamífero está dentro da água.


A anta vive perto de florestas úmidas e rios; toma freqüentemente banhos de água e lama para se livrar de carrapatos, moscas e outros parasitas, além de utilizar a água para fugir de predadores. Seu habitat típico inclui áreas com precipitação de 2000 a 4000 mm, temperatura média de 27,5°C, e umidade relativa do ar de 75%.


Herbívora, a anta come folhas, frutos, brotos, ramos, plantas aquáticas, grama, e pasta até em plantações de cana-de-açúcar, arroz, milho, cacau e melão. De hábitos solitários, antas são encontradas juntas apenas durante o acasalamento e a amamentação. A fêmea tem geralmente apenas um filhote, e o casal se separa logo após o acasalamento. A gestação dura de 390 a 430 dias, e não há época especial para o acasalamento. Os machos marcam território urinando sempre no mesmo lugar. Além disso, a anta tem glândulas faciais que deixam rastro. Os filhotes apresentam pelagem cheia de manchas, para camuflagem, protegendo-os de possíveis predadores.


As antas chegam a viver 35 anos em cativeiro. Sua acuidade visual é bem pouca, mas a audição e o olfato são muito apurados. Seus meios de percepção baseiam-se em odores e sinais acústicos. Ao galopar, costumam derrubar pequenas árvores, fazendo muito barulho. Nadam bem e sobem com eficiência terrenos íngremes.

A anta brasileira mede 1,10 m de altura e seu comprimento é de 2,20 metros (fêmea) e 2 metros (macho). Pesa cerca de 280 kg. Ocorre na Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal. Fora do Brasil, esta mesma espécie é encontrada também na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela ou seja, toda a América do Sul exceto Uruguai e Chile.






Segundo a IUCN, seu estado de conservação é "vulnerável" (VU), mas a anta se encontra "criticamente ameaçada" (CR) em alguns estados brasileiros, como Paraná e Minas Gerais. O tipo de ameaça que sofre é a destruição de seu habitat, a caça, o fato de as populações estarem isoladas e em declínio. Além do homem, são seus predadores a sucuri e a onça-pintada. Ao ser perseguida, a anta se refugia na vegetação densa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário