terça-feira, 29 de setembro de 2009

Animais do Bosque: Jaguatirica (Leopardus pardalis)

A jaguatirica é um felino de médio porte, podendo pesar de 11-15 kg. O seu pêlo é denso e curto de cor amarelo claro à castanho ocráceo sendo todo pintado exceto na região ventral onde a coloração é esbranquiçada. Estas manchas negras formam rosetas e seguem até a cauda.







Os machos são maiores que as fêmeas; esta espécie é encontrada desde o sudoeste do Texas e oeste do México até o norte da Argentina. No Brasil ocorre em todas as regiões, com exceção do sul do Rio Grande do Sul; habitam principalmente florestas tropicais e subtropicais.


São animais solitários, procurando um par somente na época reprodutiva; de   hábitos noturnos, são bons nadadores e escaladores de árvores. A dieta em vida livre é composta por aves e pequenos roedores. O período de gestação é de 70-85 dias, nascendo de 1- 4 filhotes que atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade.

 




A jaguatirica já foi muito caçada para venda de sua pele e abatida no caso de invasão de fazendas com criações, mas existe uma lei de proteção à ela que tem contribuído para o declínio deste comércio e preservação da espécie.

(Texto extraído da Apostila do Grupo "Ecos do Bosque")

Nenhum comentário:

Postar um comentário