sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Animais do Bosque: Cutia (Dasyprocta leporina)

Os roedores compõem a maior Ordem de mamíferos do mundo e encontram-se nos mais variados tipos de habitats. Existem no mundo mais de 4.000 espécies de mamíferos conhecidas na Terra, onde cerca de 43% são roedores.


A cutia é um mamífero roedor da família Dasyproctidae, de porte avantajado, medindo entre 50 e 65 cm e com peso entre 1,5 a 3 kg. Sete espécies de cutias habitam o território brasileiro, e a cutia que vive no Bosque dos Jequitibás é a Dasyprocta leporina . Esta espécie foi introduzida no bosque há mais de 20 anos, sendo seu ambiente natural o nordeste e o litoral brasileiro. Sua pelagem áspera e dura é lustrosa (brilhante) entre o alaranjado e o marrom / preto, com uma cauda quase vestigial e sem pêlos. Este roedor possui pés compridos com três dedos bem desenvolvidos e com unhas cortantes equivalentes a pequenos cascos, o que faz com que as cutias sejam boas saltadoras. 





Os membros anteriores são bem menores do que os posteriores e exibem quatro dedos funcionais utilizados para levar o alimento à boca. Além disso, as garras das patas anteriores são ligeiramente arqueadas, indicando a capacidade de escavar. As cutias ao roerem algumas sementes produzem um som característico, com seus quatro dentes incisivos longos e curvos.


As espécies frugívoras e / ou herbívoras como antas, veados, porcos-do-mato, cutias e outros roedores de grande porte desempenham um papel muito importante na manutenção da diversidade de árvores da floresta, através da dispersão e predação de sementes e de plântulas, enquanto carnívoros regulam as populações de herbívoros e frugívoros. Além disso, os frugívoros são reconhecidamente importantes na restauração de ambientes degradados. As cutias são animais frugívoros com hábitos escavadores (enterram e escavam buracos no solo) para procurarem reservas de alimentos para uso futuro e sobrevivência durante a época de escassez de alimento. Deste modo, são importantes dispersores de sementes, ao enterrarem este alimento para ser comido depois. Muitas vezes, porém, esquecem onde colocaram a semente, que pode germinar dando origem a uma nova planta. A base de sua dieta são brotos de árvores como os do jatobá, araribá, sementes e frutos, mas principalmente os frutos do jatobá.


As cutias normalmente são de hábitos diurnos, mas podem reverter para uma atividade noturna ou crepuscular, quando submetidas à extrema interferência humana ou predação. Vivem em pares monogâmicos e a gestação oscila em torno de 104 dias. A quantidade de filhotes por parto varia de 1-3, mas em geral os filhotes são gêmeos. Estes já possuem o corpo totalmente coberto de pêlos ao nascer, os olhos abertos, e toda dentição completa; podem se locomover com facilidade desde os primeiros dias de vida. Todas as fêmeas de cutias são maiores que os machos; a comunicação entre as cutias ocorre principalmente pela audição e por odores deixados por secreções (como a urina), que funciona como delimitação de território, para achar o alimento escondido, e para identificar os companheiros de grupo. As cutias possuem o hábito de bater com as patas traseiras no solo,isto funciona como alarme contra predadores e marcação de território.


É de grande importância o papel ecológico das cutias para a existência de qualquer área de mata, já que dispersam sementes e, assim, perpetuam a existência da floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário